ARQUITETURA DE MARCA

A arquitetura de marca é um sistema organizacional que utiliza um conjunto de direcionamentos e regras para harmonizar a identidade da empresa e o posicionamento de produtos e serviços em busca de potencializar os resultados e evolução da própria marca.

Normalmente utilizado por grandes empresas que comercializam produtos de diversos tipos ou possuem um amplo portfólio de serviços, a arquitetura de marca também auxilia pequenas e médias empresas em crescimento ao definir um planejamento assertivo para inclusão de novos produtos e expansão da marca para um segmento diferente no mercado.

 

 

 

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Qual o objetivo da Arquitetura de Marca?


A principal função da arquitetura de marca é organizar os serviços ou produtos dentro da sua empresa para facilitar a assimilação do público ou outras empresas à sua marca. Um trabalho eficiente de arquitetura de marca permite que os consumidores formem opiniões positivas e criem preferências por um grupo de marcas como um todo, ou interaja com cada uma dessas marcas dentro do grupo individualmente.

Com a arquitetura da marca estabilizada, sua empresa terá mais facilidade para expandir suas ações com lançamentos de novos produtos, marcas e até mesmo segmentar serviços com maior assertividade e riscos reduzidos. Além disso, o serviço de arquitetura também auxiliará o desenvolvimento da identidade da marca e, dependendo do modelo de arquitetura escolhido, poderá fortalecer as marcas, produtos e serviços da sua empresa como um todo.

 

 

 

Os modelos de Arquitetura de Marca e suas funções


O modelo organizacional de arquitetura de marca é construído com base em três sistemas distintos: Monolítica, Endossada e Distinta. Esses três modelos possuem características diferentes, e a escolha de um deles para fazer a arquitetura da sua marca dependerá exclusivamente do propósito da sua empresa no mercado.

 

Monolítica

O modelo de arquitetura monolítica, ou de marca única, usa como base uma marca principal para apresentar as variações dos serviços da empresa sob um mesmo nome. Esse sistema é ideal para empresas que possuem uma base fiel de clientes que aproveitam a credibilidade conquistada para o lançamento de novos serviços e produtos.

 

Endossada

A arquitetura de marca endossada, também chamada de arquitetura mista, é um sistema que cria diversas marcas distintas chanceladas por uma marca principal, normalmente identificada através de um selo em rótulos ou materiais promocionais. O grande benefício desse sistema é criar uma identidade independente entre as marcas sem abandonar a vantagem de ter a credibilidade agregada construída pela marca principal.

 

Independente

Também conhecido como sistema de arquitetura híbrida, esse modelo organizacional busca a emancipação dos produtos da empresa de uma marca principal, mas não significa que essas marcas serão completamente isoladas. Esse modelo é ideal para empresas que tem como estratégia lançar produtos semelhantes, porém distintos, para concorrer no mercado sob duas marcas diferentes.

 

 

Como saber qual o modelo ideal de Arquitetura de Marca para sua empresa


Primeiramente, você deve saber que os três modelos de arquitetura de marca são usadas por empresas gigantes no mercado e já provaram sua eficiência. O que vai definir o sucesso do modelo escolhido, no entanto, será o alinhamento entre os objetivos da empresa no mercado e a execução das ações planejadas.

A Ad Vantage é especialista em desenvolver sistemas de arquitetura de marca e, nos nossos mais de 20 anos de atendimento, entregou diversos projetos com excelentes resultados para empresas e indústrias dos mais variados segmentos do mercado. Temos plena confiança que, com nossa ajuda, sua empresa terá o modelo de arquitetura de marca ideal de acordo com os seus propósitos e que fortalecerá suas marcas de forma ágil e consistente.

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