A sociedade modernizou-se com o advento da internet e todas as tecnologias atreladas
a ela. O marketing também se reinventou adaptou-se a essa realidade com novas modalidades, ações, métricas e maneiras de agir. Atualmente, por exemplo, temos o Inbound e Outbound Marketing, o ABM (Account Based Marketing) e muitas outras abordagens para impactar ou seu público alvo da melhor maneira possível.
Se você deseja que sua empresa explore ao máximo as oportunidades que o mercado oferece e tenha retornos concretos sobre o investimento aplicado, o melhor a fazer é contratar uma consultoria de marketing. Por meio dela, você terá o auxílio de profissionais especializados para traçar um planejamento para o marketing da sua empresa, encontrar possíveis obstáculos em sua operação ou oportunidades em seu negócio e aumentar ainda mais as chances da sua organização tornar-se bem-sucedida.
Para que você possa entender as vantagens que uma consultoria de marketing pode trazer para seu negócio, construímos um artigo completo sobre esse serviço que é
cada vez mais solicitado por empresários para aumentar a performance do marketing
de suas empresas.
O que é uma consultoria de marketing?
De forma prática, podemos dizer que a consultoria de marketing é um serviço de suporte para empresas que buscam conhecer novas soluções e alternativas em relação aos seus métodos organizacionais e de abordagem junto aos clientes para alcançarem melhores resultados.
Para isso, a consultoria de marketing funciona de forma estratégica a fim de diagnosticar todas as ameaças e oportunidades dentro do seu negócio para, então, estipular um conjunto de diretrizes de ações de marketing de acordo com o propósito e situação atual da organização e elencar os objetivos prioritários a serem alcançados, sempre de acordo com a sua necessidade.
A consultoria de marketing é ideal para empresas que precisam de auxílio especializado para estruturar suas estratégias de marketing com maior assertividade e riscos reduzidos. Além disso, ressaltamos que ela é altamente recomendável às organizações que possuam pouca experiência ou conhecimento teórico para estruturar suas ações com o intuito de montar um planejamento estratégico adequado.
Qual o objetivo de uma consultoria de marketing?
O principal objetivo da consultoria de marketing é criar uma nova postura de trabalho para que sua empresa seja objetiva, assertiva e produtiva. Para isso, os profissionais que farão a consultoria da sua empresa serão incumbidos de encontrar e eleger oportunidades de mercado, definir posicionamentos para, então, produzir estratégias eficientes de acordo com segmento, interesses, objetivos e investimentos da empresa.
Isso ressalta uma das características mais importantes da consultoria de marketing: a personalização. Uma consultoria de marketing eficientes consegue adequar-se às necessidades e desafios do ramo da sua empresa sem maiores dificuldades. Ao fazer uma “imersão” no segmento abordado por seu negócio, inclusive com o estudo de práticas e abordagens adotadas por concorrentes referenciais, é possível traçar uma estratégia com ações personalizadas, o que a tornará mais segura, sem mudanças bruscas no ritmo do negócio, para reduzir ao máximo os riscos da sua empresa durante o período estipulado.
Como funciona uma consultoria de marketing?
A consultoria de marketing é construída por meio de equipes de profissionais multidisciplinares que indicarão ações a serem implementadas em sua empresa e farão todo o acompanhamento dos resultados por meio de métricas atuais que indicam se elas estão funcionando e gerando os resultados projetados.
Para identificar a ações a serem adotadas, a consultoria de marketing desenvolverá uma série de estudos e pesquisas com o propósito de estruturar o melhor planejamento estratégico possível para que o marketing da sua empresa opere com riscos reduzidos e altas probabilidades de sucesso. Esse estudo será feito através das seguintes fases:
Planejamento estratégico
Com um planejamento estratégico de marketing eficaz, sua empresa pode alcançar ótimos resultados, até mesmo diminuindo custos e aumentando o número de vendas. Contudo, para montar uma estrutura de planejamento é necessário fazer um diagnóstico profundo do seu negócio para definir com clareza os objetivos a serem traçados, ao mesmo tempo em que deve haver uma flexibilidade para adaptar-se às constantes mudanças, e possíveis turbulências do mercado.
A consultoria de marketing fará um estudo minucioso para estruturar o planejamento estratégico com o auxílio de profissionais experientes para fundamentado em métodos comprovados pelo mercado, que aumentarão de forma considerável o sucesso obtidos pela sua empresa ao longo do ano.
Estudo de mercado
Através do estudo de mercado, é possível coletar dados para determinar se as soluções propostas pela empresa irão de fato satisfazer as necessidades de seus clientes em uma determinada segmentação mercadológica ou até mesmo região.
Além de promover o estímulo de uma cultura de inteligência comercial para a empresa, a consultoria de marketing também consegue, por meio do estudo de mercado, estabelecer os direcionamentos das outras fases, bem como a distribuição dos recursos a serem investidos para alcançar os objetivos traçados.
Pesquisa
Uma empresa de sucesso precisa adaptar-se constantemente às mudanças do mercado e do seu público-alvo. Por isso, ela precisa sempre estar preparada para oferecer soluções e produtos com a finalidade de atender às novas exigências de seus clientes.
A fase da pesquisa na consultoria de marketing busca, por meio do estudo de dados e informações sobre o mercado, criar uma base completa de conhecimento sobre o mercado, tendências, concorrência, o público e os desejos e necessidades dos clientes para fundamentar com exatidão qualquer ação a ser tomada no futuro.
Posicionamento
Assim como as fases de pesquisa e estudo de mercado, definir a posição que a sua empresa está inserida no mercado é mais um pilar do marketing estratégico para atingir seus melhores resultados.
Definir o posicionamento de mercado é ocupar uma posição de liderança a partir dos diferenciais que o público-alvo procura. Nem sempre a imagem que a empresa quer passar é a que ela realmente passa, e fazer o estudo de posicionamento é ideal para mapear corretamente o segmento que quer atuar e as necessidades que precisa suprir. As estratégias de posicionamento precisam se basear em: importância, lucratividade, acessibilidade, superioridade e exclusividade.
Segmentação
A segmentação de marketing é uma ferramenta muito eficiente para a empresa definir, entender e atender o público-alvo da melhor forma possível. A segmentação torna possível a personalização de ações e o agrupamento de sua equipe para otimizar o tempo ao focar no que realmente é necessário.
A segmentação baseia-se em uma pesquisa completa sobre dados demográficos, necessidades, prioridades, interesses e até mesmo em características da personalidade do público. Sabendo dessas informações, é possível trabalhar focado em atingir essas pessoas para aproveitar ao máximo o seu investimento e, consequentemente, obter melhores resultados.
Quais benefícios uma consultoria de marketing
pode trazer à sua empresa?
A maior vantagem que uma consultoria de marketing poderá trazer é a orientação estratégica para a administração do marketing da sua empresa. Após aplicar todas as ações sugeridas pela consultoria, você notará inúmeros benefícios como:
Maior retorno dos investimentos
As ações de marketing com a supervisão de um consultor especializado diminuem consideravelmente suas chances de insucesso. Isso porque o consultor irá se dedicar para a conta em questão, analisando constantemente e acompanhando os resultados desde o começo das ações.
Essas ações permitem que o seu investimento seja direcionado de forma correta, aproveitando melhor os recursos investidos e, consequentemente, um retorno com lucros maiores que o esperado.
Metodologia
Um dos maiores benefícios em contratar uma consultoria de marketing é a metodologia utilizada pela equipe. Por mais que a sua estratégia seja estruturada corretamente, se não houver um planejamento, com metas estipuladas, as chances de sucesso serão reduzidas drasticamente.
A consultoria de marketing irá trabalhar para implementar metodologias personalizadas, com previsões assertivas, por meio de um planejamento estratégico. Assim, sua estratégia estará preparada para possíveis mudanças no mercado.
O cliente perfeito para o seu negócio
Com o planejamento correto e todo o apoio da consultoria de marketing, seu público-alvo estará bem alinhado, suas personas estarão bem definidas e sua equipe de prospecção estará bem orientada a trabalhar de maneira mais personalizada e adequada para a ação em questão. Com esse conjunto de fatores, os leads alcançados serão mais qualificados e, consequentemente suas vendas irão alcançar resultados mais promissores.
Entenda como funciona os passos da consultoria de marketing e porque seguir cada um deles é essencial para que seus resultados sejam promissores:
Diagnóstico
A primeira etapa do trabalho da consultoria de marketing para o seu negócio é a realização de um diagnóstico profundo de sua empresa para identificar possíveis obstáculos que o sua empresa poderá encontrar, bem como as oportunidades disponíveis no mercado a serem aproveitadas.
Para que as soluções sejam planejadas, aplicadas e analisadas corretamente, a consultoria de marketing estudará o modelo de negócio, as ações, conhecer o cotidiano da equipe, assim como os produtos e serviços, os resultados obtidos e as estratégias atualmente utilizadas.
Planejamento de marketing
Após o diagnóstico, a consultoria de marketing irá traçar o planejamento estratégico com o objetivo de otimizar todos processos de marketing da sua empresa por meio de visões de negócio inovadoras para criar melhores métodos de trabalho, com a premissa de encontrar novas oportunidades, leads qualificados e gerar resultados alinhados com os objetivos e necessidades da empresa.
Execução e monitoramento
Depois de diagnosticar as necessidades da empresa e planejar as ações, a consultoria de marketing auxiliará no acompanhamento para a implementação de todas as soluções estruturadas no planejamento.
Após a empresa aplicar todas as ações, a consultoria fará o monitoramento dos resultados obtidos por meio de métricas e outros indicadores. Nessa fase, também serão feitos os relatórios com comparativos de meses anteriores e projeções futuras. Caso a consultoria identifique que há algo fora do normal no planejamento, sua empresa será notificada previamente, bem como o plano de marketing será ajustado prontamente.
Se você procura uma empresa para fazer a consultoria de marketing da sua empresa, recomendamos que você opte por uma agência com experiência comprovada no mercado para que os resultados possam ser o mais proveitosos.
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