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marketing digital

Tudo o que você precisa saber para contratar uma consultoria de marketing digital para a sua empresa

O avanço tecnológico interferiu de forma brusca em nosso comportamento e isso reflete em um aspecto em nossa cultura atualmente: estamos mais conectados do que nunca. Somente no Brasil, o número de aparelhos digitais conectados é de aproximadamente 420 milhões, sendo que, desse montante, 230 milhões são de smartphones.

Tudo o que você precisa saber para contratar uma consultoria de marketing digital para a sua empresa

Ainda falando de smartphones, nosso país é o líder mundial de tempo de uso diário por pessoa. De acordo com uma pesquisa da empresa de dados Statista, o brasileiro costuma passar, em média, quatro horas e 48 minutos à frente do celular no dia. Isso já serve para mostrar o quão importante é o ambiente digital para o marketing de qualquer negócio.

Hoje, independente de qual seja a sua área de atuação, o seu público está na internet.
E mesmo que sua empresa não trabalhe com e-commerce, o seu cliente irá buscar, e encontrar, informações sobre a sua marca e produto na internet. 

Um estudo realizado pela Mindminers apontou que 91% dos entrevistados em sua pesquisa compram por meio de canais digitais. Dentro do estudo, ainda foi relatado que 44% fizeram entre duas e cinco compras on-line nos últimos 12 meses e 22% fizeram de seis a dez compras.

Esses números já servem como bases para sustentar a importância que o marketing digital tem para qualquer negócio no cenário atual. Por isso, se sua empresa ainda não atua no meio digital, ou se não possui uma presença relevante, é crucial, para o futuro do seu negócio, que você reveja os seus conceitos e faça uma consultoria de Marketing Digital.

Como o marketing digital é um assunto complexo, que vive em constante estado de mudanças, é compreensível que você não tenha absorvido ainda tudo o que esse mundo pode oferecer. Por isso, uma consultoria de marketing digital poderá exercer um papel fundamental para a construção de um planejamento de sucesso para a atuação da sua empresa nesse mercado que possui projeções de crescimento contínuas.

Você ainda não sabe o que é uma consultoria de marketing digital ou não conhece o modelo de trabalho e como ela poderá auxiliar no crescimento do seu empreendimento? Não se preocupe. Nós da Ad Vantage (uma das agências pioneiras de marketing digital no Brasil) elaboramos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre consultoria de marketing digital.

 

Neste material, abordaremos os seguintes tópicos:

  1. O que é uma consultoria de marketing digital;

  2. Como funciona a consultoria de marketing digital;

  3. Conheça as principais frentes do marketing digital;

  4. Porque sua empresa precisa de uma consultoria de marketing digital;

  5. Como escolher uma consultoria de marketing digital adequada ao seu negócio.

 

1- O que é uma consultoria de marketing digital

A consultoria de marketing digital funciona de maneira semelhante à consultoria de áreas diferentes. Ela trabalha como um serviço de suporte às empresas que buscam aumentar os resultados dos seus negócios no meio digital.

Para alcançar esse objetivo, a consultoria de marketing digital atuará de forma estratégica para identificar as melhores alternativas em termos de abordagem, publicidade on-line e ferramentas para estipular um conjunto de diretrizes de ações de marketing digital  e promover a exposição da sua marca de forma eficiente.

O objetivo principal da consultoria de marketing digital sempre será fundamentado em alcançar o melhor desempenho possível nas estratégias por meio de técnicas avançadas e métodos de abordagem desenvolvidos baseados no comportamento atual do consumidor.  Por isso, mesmo que você já tenha uma equipe de marketing digital, que alcança resultados satisfatórios, a consultoria de marketing digital poderá incrementar ainda mais os números positivos para a sua empresa.

2 – Como funciona a consultoria de marketing digital

A consultoria de marketing digital será feita por uma equipe de experientes profissionais,  especializados em conceitos de abordagens e metodologias para o marketing online. Esse serviço será composto de várias etapas que vão desde o estudo da sua marca e diagnóstico das ações de marketing da sua empresa no momento, até o planejamento estratégico com a indicação de técnicas e ações de marketing a serem aplicadas ao seu negócio para alcançar os melhores resultados possíveis.

As três principais etapas abordadas para a conclusão do serviço de consultoria de marketing digital para a sua empresa serão:

 

Diagnóstico profundo das ações de marketing digital da sua empresa

Uma das metas principais da consultoria de marketing digital é encontrar os maiores obstáculos e oportunidades no cenário atual da sua empresa. Para isso, é feito um diagnóstico profundo de todos os processos de marketing e vendas para identificar possíveis problemas e pontos a serem melhorados em cada uma das etapas da jornada de compra do seu potencial cliente.

Para que o diagnóstico seja feito com o máximo de precisão, a consultoria de marketing digital fará um estudo completo da sua empresa com: conhecimento dos valores, missões e objetivos do seu negócio a curto, médio e longo prazo, mapeamento da presença online de sua marca, estudo do seu público-alvo e persona do cliente da sua empresa.

 

Elaboração de um planejamento estratégico de Marketing Digital

Após diagnosticar todas as ameaças e oportunidades da sua empresa, a consultoria de marketing digital começará a estruturar um planejamento estratégico para definir antecipadamente todas as ações que sua empresa deverá aplicar ao longo do ano. Esse plano é produzido junto à equipe por meio de simulações de cenários para identificar as ações a serem aplicadas em curto, médio e longo prazo.

Com um planejamento estratégico eficaz, é possível traçar resultados otimistas para a sua empresa com foco no aumento do número de vendas e redução nos gastos ao aproveitar da melhor forma possível os recursos aplicados. O planejamento montado pela consultoria de marketing digital também será importante para que sua empresa visualize todo o processo para alcançar o resultado, com metas específicas e um cronograma de prazos definidos.

 

Acompanhamento dos resultados

O trabalho da consultoria de marketing digital não se encerra após a entrega do planejamento estratégico. Após a conclusão desta etapa, a empresa contratada para prestar a consultoria continuará a orientar a sua empresa para aplicar todas as ações indicadas da melhor maneira possível.

Além disso, a consultoria continuará monitorando os resultados da sua empresa para orientar sua equipe na superação de possíveis obstáculos que surjam durante o período. Também é feito um trabalho didático junto à sua equipe para que a empresa entenda o propósito do trabalho e não fique dependente da consultoria.

 

3 – Conheça as principais frentes do marketing digital

Até o momento, discorremos sobre o que é uma consultoria de marketing digital e quais as etapas abordadas até a conclusão do serviço, mas não adentramos muito no marketing digital em si. Portanto, neste tópico, abordaremos as principais frentes de atuação do marketing digital para que você compreenda ainda mais a importância do serviço da consultoria de marketing digital para a sua empresa.

 

SEO - Search Engine OptimizationSeo

O SEO é uma técnica que busca, como sugere em sua tradução literal, a otimização do desempenho do seu site junto aos mecanismos de pesquisa. Ela é uma das principais ferramentas para ações de marketing digital, pois, quando bem executada, permite que seu site apareça de forma orgânica entre os melhores resultados nas ferramentas de busca sem a necessidade de custos com links patrocinados.

Abordando-o de forma ampla, podemos dizer que o SEO é feito por meio de um conjunto de ações que partem da programação do seu site até a qualidade, design e disposição de conteúdo. Mas claro, sempre pautado pelo uso estratégico de palavras-chave e termos usados pelo seu público-alvo.

Para executar com perfeição o trabalho de SEO, é necessário um forte planejamento para definir os melhores termos, palavras-chave e o conteúdo adequado para aplicá-los. Isso tudo em um modelo que os algoritmos dos mecanismos entendam que o material oferecido é relevante para quem o busca ao mesmo tempo em que o formato apresentado seja interessante para o leitor.

 

Links Patrocinados

Os links patrocinados são anúncios em forma de texto simples que são encontrados, principalmente, em mecanismos de busca. Eles são estruturados em um formato com títulos curtos baseados nos termos e palavras-chaves da sua campanha e o anúncio é cobrado por cada clique que recebe.

Essa ferramenta, aliada a outras técnicas, é uma ótima maneira de trazer relevância ao website de sua empresa e impulsionar o número de conversões da sua campanha online e ainda é uma das táticas mais eficientes em estratégias de marketing digital por conta do seu custo controlado e reduzido em comparação a outras formas de publicidade on-line.

 

Campanhas em redes sociaisCampanhas em redes sociais

As redes sociais já estão estabelecidas em nosso cotidiano e, mesmo contando com o número de 3.84 bilhões de usuários, continuam a crescer. Só no ano passado, houve um registro de crescimento de 9% no número de usuários ativos. Isso significa que, independente sua empresa trabalha com B2B ou B2C, o seu público está nas redes sociais.

Empresas que trabalham o seu Inbound Marketing com o auxílio das redes social obtêm ótimos resultados tanto para as vendas no digital quanto para o branding da sua marca. Isso porque é possível segmentar facilmente o público-alvo abordado por suas campanhas e ainda obter métricas para guiar sua empresa em ações futuras.

 

E-mail marketing

O E-mail marketing é uma das estratégias mais tradicionais para o marketing digital e as previsões indicam
que ele ainda continuará em destaque por um bom tempo. O E-mail continua sendo um dos principais E-mail marketing
canais de contato direto entre empresa e cliente devido ao seu baixo custo e sua alta capacidade de
abordagem (cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo usam e-mail).

Além disso, graças ao avanço tecnológico, hoje já é possível retirar indicadores importantes para avaliar os resultados de campanhas de e-mail marketing como, por exemplo, índices de usuários que abriram o e-mail, respostas e até mesmo de cancelamento de recebimento. Por meio dessas métricas, é possível identificar o que há de eficiente em sua campanha e o que pode ser alterado para criar ações mais efetivas.

 

Arquitetura da Informação e experiência do usuário

Como abordado no tópico anterior sobre SEO, não basta otimizar o website da sua
empresa para mecanismos de busca, você também deve se preocupar com a
experiência que o usuário receberá ao frequentá-lo. A arquitetura da informação, UXcomo o nome já sugere, tem como objetivo organizar as informações disponibilizadas
ao longo do seu conteúdo para tornar a experiência do usuário que
o acessa mais atraente e agradável.

Ainda comentando sobre experiência de usuário, também é importante adotar conceitos da arquitetura da informação para a construção do layout das páginas da sua empresa. Isso porque, independente dos esforços que sua equipe deposite para obter cliques em links patrocinados ou conquistar um bom posicionamento orgânico, se seu site não possuir uma interface funcional, sua campanha não alcançará resultados positivos.  

 

4- Porque sua empresa precisa de uma consultoria de marketing digital

O marketing digital já é uma realidade obrigatória para qualquer empresa que busca o crescimento dos resultados de seus negócios. O futuro, tanto quanto o presente, está no digital e empresas que recusam aceitar esse fato, independentemente do tamanho ou tradição de sua marca no mercado, sofrerão consequências drásticas em um curto espaço de tempo.

Portanto, sua empresa deve adaptar-se a essa nova condição para não ser ultrapassada por seus concorrentes diretos. E a melhor forma de adentrar nesse admirável mundo do marketing digital é com o auxílio de uma consultoria de marketing digital especializada. Por meio dela, sua empresa terá diversos benefícios diretos como:

 

Diagnóstico preciso com visão de mercado

A consultoria de marketing trará uma visão qualificada sobre todas as ações de marketing digital realizadas por sua empresa. Isso porque, somente com ela, você obterá dados precisos sobre o desempenho dos resultados obtidos pelo seu negócio em comparação com o que é praticado no mercado atualmente.

Ações estratégicas desenvolvidas por profissionais especializados

Montar ações estratégicas demanda um repertório profundo de conhecimentos em métodos e abordagens que somente uma consultoria de marketing digital pode oferecer. Os consultores de marketing digital são profissionais que estão sempre em busca de tendências, práticas e conceitos inovadores para atualizar as ações de marketing da sua empresa com base no que há de mais eficiente no mercado.

Investimento de maneira eficiente

Ao montar o planejamento estratégico para a sua empresa, uma consultoria de marketing digital apontará previamente os recursos a serem captados para alcançar os resultados projetados para o período, bem como os obstáculos que poderão surgir durante o processo para reduzir ao máximo os riscos.

Sua empresa mais competitiva no mercado

O ambiente digital é um dos meios mais democráticos para competição em nosso mercado atual. Com um trabalho adequado, é possível que até mesmo empresas com investimentos restritos possam competir com gigantes do meio de igual para igual.

 

5- Como escolher uma consultoria de marketing digital
adequada ao seu negócioComo escolher uma Assessoria de Marketing

Se você está em busca de uma consultoria de marketing digital para montar o planejamento estratégico e elaborar as ações de marketing para a sua empresa, recomendamos que opte por uma agência com experiência e qualificação comprovada no mercado. Somente assim será possível traçar um plano com riscos reduzidos e projeções de crescimento compatíveis com a do seu negócio.

A Ad Vantage é uma agência de marketing integrado especializada em serviços de consultoria e assessoria em marketing digital para empresas de diferentes segmentos no mercado. Temos o orgulho de ser uma das agências pioneiras no serviço de marketing digital no Brasil, com mais de 20 anos de atuação no mercado entregando resultados positivos e plenamente satisfatórios aos nossos clientes.

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