O estudo de vantagem competitiva ajuda a sua empresa identificar e explorar as vantagens dos seus produtos ou serviços para diferenciar e fortalecer sua marca no mercado
Se você busca impulsionar os resultados da sua empresa, evoluir e crescer de forma consistente, o estudo de vantagem competitiva é a escolha certa. Este estudo tem como objetivo analisar os pontos fortes da sua marca, produtos e empresa, bem como os atributos e competências dos seus concorrentes diretos e indiretos.
Com base nas informações coletadas no estudo de vantagem competitiva, será possível identificar os diferenciais da sua marca e produtos frente à concorrência para desenvolver estratégias de marketing assertivas e assumir um posicionamento de destaque na percepção de seus consumidores e conquistar o sucesso da sua empresa no mercado.
O termo “vantagem competitiva” pode ser definido como desempenho superior em relação a outros competidores diretos ou indiretos em um segmento no mercado. Toda marca ou empresa deve ter pelo menos um conjunto de vantagens competitivas para ter sucesso no mercado como, por exemplo, qualidade superior no produto, reputação na marca, etc. Se uma empresa não consegue identificar em sua organização pelo menos uma vantagem competitiva, ou apenas não possui uma, é certeza que logo ela será ultrapassada pelos concorrentes e, consequentemente, será obrigada a se retirar do mercado.
Existem diversas formas de se conquistar vantagem competitiva no mercado. Contudo, conforme definido por Michael Porter, podemos afirmar que existem apenas dois tipos básicos de vantagem que se resumem em preço e diferenciação. Uma empresa pode se diferenciar ao trabalhar com preços mais baixos, ou oferecer recursos e qualidade superior e assim sustentar preços maiores com margem superior.
Uma empresa pode obter vantagem competitiva no mercado ao produzir produtos ou oferecer serviços de qualidade similar à concorrência com custos menores. Neste caso, uma companhia adota uma estratégia para reduzir o valor de produção, seja por meio de investimentos no processo de inovação para redução de custos operacionais, e permitir que seu produto seja vendido por um preço menor, comprometer sua margem de lucros.
As empresas chinesas, principalmente as que trabalham com tecnologia (em especial smartphone) conquistaram um enorme espaço no mercado nos últimos anos ao adotarem essa estratégia para obter vantagem de custo. É importante frisar que, além do alto investimento em novas tecnologias nas empresas da China, que acelerou de forma considerável nos últimos dez anos, algumas políticas do governo no próprio país incentivaram essa vantagem competitiva.
Atente-se que, além de banalizar um produto e comprometer seu valor agregado, adotar uma estratégia na qual você apenas faz a redução de preços para vender pode, em um curto período, levar uma empresa ao prejuízo e, consequentemente, obrigar a retirada dela do mercado.
A vantagem diferencial é conquistada ao oferecer um produto ou serviço único e cobrar um preço maior sobre eles. Para alcançar essa vantagem, uma empresa trabalha não só para desenvolver-se tecnologicamente e oferecer um produto com qualidade superior, como também investe em estratégias de branding, design e publicidade para agregar valor.
Isso acontece porque os consumidores são propícios a pagar um preço maior a um produto desde que ele tenha recursos exclusivos e qualidade superior à concorrência. Contudo, é preciso adotar estratégias de percepção de marca que demonstrem ao público e ao mercado que o seu produto é de fato o melhor para justificar o preço que o cliente deverá investir.
Para saber quais as vantagens competitivas que a sua empresa já possui, e qual estratégia seguir para impulsionar os resultados de venda e margem de lucros, é preciso fazer um estudo profundo para: identificar as vantagens que sua operação e produto já possuem, identificar as vantagens que os concorrentes oferecem e identificar as oportunidades oferecidas pelo mercado.
Este é um trabalho que demanda tempo e, para que o estudo de vantagem competitiva tenha um grau elevado de assertividade, é importante que seja feito por profissionais especializados no assunto. Por isso, a Ad Vantage oferece um serviço de consultoria estratégica que ajuda a sua empresa definir suas vantagens competitivas com uma visão macro de mercado para estruturar um plano de ações que promove o crescimento consistente tanto da instituição, quanto dos resultados em si.
Com a consultoria estratégica, você contará com profissionais especializados para diagnosticar obstáculos, identificar oportunidades e desenvolver ações que aproveitam ao máximo o potencial da sua empresa para evoluir os recursos de marketing, impulsionar os resultados de vendas e aprimorar os processos de pós-venda.
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