Segmentação e Posicionamento

Os estudos de segmentação e posicionamento são cruciais para entender os diferentes tipos de mercados, clientes e oportunidades a serem exploradas em o busca da evolução no sucesso da sua empresa.

Através de um estudo de segmentação e posicionamento de marca  é possível obter informações relacionadas ao público e mercados da sua empresa cruciais para o crescimento futuro do seu negócio. 

Enquanto o estudo de segmentação identifica o grupo de pessoas que tem o maior potencial de consumir os seus serviços ou produtos, o estudo de posicionamento ajuda a entender como o público enxerga a sua marca e se a forma em que ela está posicionada atualmente é a mais eficiente de acordo com os propósitos da sua empresa. E assim embasar a definição do melhor posicionamento estratégico.

 

 

 

Segmentação

O que é segmentação de mercado?


A palavra “segmentar” significa dividir. O significado de segmentação no mercado não fica distante desta definição, já que este ato consiste em separar os clientes em diferentes grupos de acordo com suas características, necessidades, comportamentos entre outras variáveis.  Ao trabalhar de forma segmentada, uma empresa estará direcionando um produto ou serviço com base nas necessidades ou desejos de um desses determinados grupos.

 

 

 

Segmentação é importante para sua empresaPor que a segmentação de mercado é importante para sua empresa?


Um estudo de segmentação de mercado identifica e analisa um grupo determinado de pessoas ou empresas que consomem os produtos e serviços da sua marca. Ao monitorar esse grupo, você consegue extrair informações valiosas para guiar as ações da sua empresa como, por exemplo, definir o método de abordagem mais indicado para os seus clientes e conhecer suas necessidades para o lançamento de um novo produto.

Essas informações serão cruciais para você pautar as decisões e concentrar os esforços da sua empresa em ações com riscos reduzidos e oportunidades de negócios com alto potencial de retorno, o que contribuirá de forma considerável para a evolução consistente e fortalecimento da sua marca.

 

 

 

 

segmentacao-04O que é Posicionamento de mercado?


Philip Kotler define posicionamento de mercado como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha do seu público-alvo”. De forma resumida, podemos dizer que o posicionamento de uma marca nada mais é do que a forma de como ela quer ser vista pelo seu público. Por exemplo, você quer que sua empresa seja visualizada como aquela que oferece o melhor serviço, ou quer que o público te enxergue com o produto com melhor custo-benefício etc.

 

 

 

 

 

segmentacao-05-1O posicionamento da marca é importante para a imagem da empresa no mercado


Definir como você quer que sua marca seja vista no mercado é crucial para diferenciar a sua empresa da concorrência, principalmente se o segmento em que ela se encontra está acirrado ou até mesmo saturado com a oferta de produtos e serviços.

Contudo, tão importante quanto definir como você quer que sua empresa seja vista no mercado é saber como o cliente atual enxerga a sua marca. Porque, por exemplo, se você tem uma marca que possui uma alta percepção de valor com os clientes, adotar estratégias que priorizam a redução de preços poderá ter resultados extremamente negativos. O mesmo exemplo vale para uma empresa que deseja elevar os preços dos seus produtos antes de executar uma ação para agregar valor à marca e elevar a percepção com os consumidores.

 

 

 

segmentacao-06Como segmentar e posicionar a sua marca de forma eficiente no mercado?


Para segmentar o mercado a fim de encontrar novas oportunidades para sua empresa ou posicionar sua marca de acordo com seus objetivos ou necessidades do seu público-alvo é necessário fazer um estudo minucioso, com o auxílio de profissionais especializados e experientes, para identificar com assertividade qual o melhor caminho para o seu caso.

A Ad Vantage oferece a expertise conquistada com mais de 20 anos de experiência de atendimento com serviços de marketing integrado e consultoria estratégica para identificar as oportunidades e explorar todo o seu potencial para promover o desenvolvimento consistente da sua empresa e fortalecer sua marca no mercado.

 

 

Faça sua empresa evoluir de forma rápida, estratégica e consistente


Com a consultoria estratégica, você contará com profissionais especializados para diagnosticar obstáculos, identificar oportunidades e desenvolver ações que aproveitam ao máximo o potencial da sua empresa para evoluir os recursos de marketing, impulsionar os resultados de vendas e aprimorar os processos de pós-venda.